Carnaval, Cinema e Cultura. O bloco No Escurinho é Mais Gostoso nasceu em 2012 através de uma construção colaborativa de pessoas apaixonadas por cinema e carnaval. A identidade visual do Bloco foi criada logo no início desse processo, aliando a irreverência à militância cultural - características que foram fundamentais para cativar o público e arrecadar contribuições voluntárias para a primeira saída do bloco.

 

O nome surgiu de um brainstrom coletivo e foi num desses momentos em que me comprometi em criar a identidade visual. Contei com a colaboração de Flora Paim e Nataska Conrado na tarefa de criação da marca. Fui responsável pela elaboração da identidade visual do bloco de 2012 a 2014, um trabalho voluntário produzido com muito carinho.

 

Show More
Show More

Em 2012, a linguagem visual do bloco brincou com a imagem de diretores e personagens da história do cinema concordando que 'No Escurinho é Mais Gostoso'. A irreverência do GIF agregou ao caráter carnavalesco do bloco, trazendo a imagem em movimento para os cartazes compartilhados. Ainda no mesmo ano, foram criadas as máscaras em formato de óculos, utilizadas em campanhas pela cidade para divulgação e arrecadação de fundos.

Em novembro de 2012, foi criada uma nova roupagem para o bloco como divulgação da participação na virada cultural do SESC Alagoas, a Overdoze. A temática foi inspirada em filmes populares dos anos 80 e 90.

2013 foi o ano das marchinhas carnavalescas que trouxeram reinvidicações e realidades da produção audiovisual local. A máscara ganhou uma nova textura e foram criadas duas vinhetas de divulgação do bloco, nas quais foram utilizados trechos de filmes realizados em Alagoas.

Em 2014, foi aplicada uma nova textura e criada mais uma vinheta com inspiração na produção alagoana, com trechos do filme MWANY de Nivaldo Vasconcelos.

Show More
Show More

© Alice Jardim. Todos os direitos reservados.